sábado, 23 de julho de 2011

O seu gato urina fora da caixa de areia?


Se o seu gato urina fora da caixa de areia, pode ser que esteja a tentar dizer-lhe algo e que se trate de mais do que um problema de comportamento. FLUTD (Doença do Trato Urinário Inferior Felino) é a designação geral que se utiliza para um conjunto de doenças que afectam o tracto urinário inferior dos gatos, incluindo cálculos na bexiga, tampões uretrais, infecções, cistite, etc. Se o seu gato sofrer de FLUTD poderá tentar fazer várias tentativas para urinar, geralmente com dificuldade, apresentar sangue na urina e urinar em locais invulgares/em redor da caixa de areia. FLUTD pode ser um problema recorrente em gatos de qualquer idade e sexo.
Pela sua frequência e importância, esta semana falaremos de causas, sintomas e tratamento.


Quais as causas de FLUTD?


São muitas as causas para este doloroso problema:
1. Cistite Idiopática Felina (CIF): é a causa mais frequente. Trata-se de um tipo de inflamação estéril da parede da bexiga, cujas causas são desconhecidas mas acredita-se que se possa desencadear por situações de stress.
2. Tampões uretrais: muco protector produzido pela bexiga que se une a cristais de estruvite. Podem-se deslocar através da uretra e provocar graves obstruções do tracto urinário.
3. Cristais de estruvite e oxalato: a alimentação pode influenciar a formação de cristais em gatos suscetíveis. Uma vez que os cristais são constituídos por minerais, se o alimento do seu gato contiver minerais em excesso, a probabilidade de se desenvolverem cálculos poderá aumentar.
4. Cálculos de estruvite e oxalato: os cristais podem-se agrupar e formar cálculos, causando desconforto e possível obstrução/bloqueio urinário.

Os sintomas mais frequentes de FLUTD são:
- Sangue na urina
- Esforço excessivo em urinar
- Visitas frequentes à caixa da areia
- Urinar fora da caixa da areia
- Mostrar-se inquieto, esconder-se, não comer


IMPORTANTE: se o seu gato urina com dificuldade, a causa poderá ser uma obstrução urinária. Contate imediatamente o seu médico veterinário já que se trata de uma condição urgente, que poderá ser fatal se não tratada a tempo.

Opções de tratamento: é provável que o seu veterinário prescreva medicamentos e que recomende, também, uma dieta especial já que um alimento adequado pode ajudar a uma recuperação mais rápida.

2 comentários:

  1. Matéria muito interessante, sem falar naquela imagem ali acima que caracteriza bem os sinais do problema do bichano... Ah, vou roubar, posso?kkk

    ResponderExcluir